A empresa que pôs os Americanos a passar férias em Portugal


No que a destinos de férias diz respeito, Portugal sempre se destacou pelas suas praias, sol e bom tempo. O país tem já uma longa e histórica reputação enquanto paraíso de verão de Ingleses, Alemães, Espanhóis e Franceses. Ao longo dos anos, foram sendo descobertos outros recantos para além das praias. Hoje, Portugal é um dos principais e mais galardoados destinos na Europa, que seduz cada vez mais turistas não-Europeus.

Estudos recentes dizem-nos que os visitantes provenientes do Brasil, da China e dos Estados Unidos da América têm aumentado significativamente. E o aumento de turistas Americanos é um fenómeno que merece atenção. Em 2018, mais de 962 mil Americanos visitaram Portugal e estima-se que este ano o número ultrapasse a barreira de 1 milhão. O que, comparado com os números de há 10 anos, revela um crescimento exponencial. Mas afinal, o que é que fez este grupo, que pouco ou nada sabe sobre Portugal, voltar as suas atenções para o outro lado do Atlântico?

Tudo começou em 2006, quando a Louis Karno & Company – uma agência de comunicação familiar localizada no estado de Nova Hampshire, na costa Este dos Estados Unidos – implementou uma campanha mediática nacional para promover Portugal no mercado Americano, em parceria com Miguel Carvalho do Turismo de Portugal.

Com poucos fundos e sem recorrer a campanhas de publicidade megalómanas, a Louis Karno & Company reinventou e relançou a marca “Portugal” nos Estados Unidos. Através de uma extensa e persistente estratégia de relações públicas, constituída por contactos frequentes com jornalistas, newsletters mensais direcionadas ao segmento de viagens, a criação de um blog sobre Portugal e várias viagens pedagógicas, os Americanos começaram a falar sobre Portugal. E depois de lerem sobre o país em jornais e revistas, quiseram vê-lo com os seus próprios olhos.

No final de 2006, o número de visitantes tinha subido 19% face a 2005. E no ano seguinte ao seu lançamento, a campanha de relações públicas recebeu o grau de Platina nos Prémios Magellan (alusão a Fernão de Magalhães e uma feliz coincidência neste contexto) da Liga Americana de Profissionais de Comunicação (LACP), que reconhece a sua “soberba execução”. Anos mais tarde, as estatísticas do turismo continuam a atestar a eficácia da campanha que plantou no Americanos as sementes do interesse por Portugal.

Após o sucesso desta iniciativa, outras entidades Portuguesas também confiaram à Louis Karno a sua imagem no mercado Americano. Nos bastidores da sua atividade, continuou a ser executada a estratégia de relações públicas e geração de notícias nos media Americanos, nomeadamente nas principais revistas de viagens, como a Travel and Leisure, Condé Nast Traveler ou National Geographic Traveler. O contrato com o Turismo de Portugal foi renovado em 2017 e não é coincidência que este ano marque também o início de uma subida a pico no número de Americanos que visitam Portugal. Recentemente, juntaram-se à lista de clientes o Turismo da Madeira e o Turismo do Alentejo, que pretendem também aguçar a curiosidade deste mercado.

A Louis Karno & Company é a principal, se não a única, agência de comunicação nos Estados Unidos com uma forte ligação a Portugal. A única agência que, para além de ser bilingue, alia um domínio do mercado e do consumidor Americano a um conhecimento riquíssimo de Portugal e da sua cultura. E o segredo está nas suas pessoas. Jayme Henriques Simões, Fundador e Presidente, é filho de pai Português e mãe Americana. Passou vários verões em Portugal, onde aprendeu a falar a língua, e é a sua capacidade de traduzir eficazmente as mensagens de Portugal perante um público estrangeiro que faz toda a diferença. Outro fator diferenciador da Louis Karno & Company é a sua ligação a uma rede internacional de especialistas de vários sectores, que tornam a sua área de ação mais completa e especializada.

O papel essencial desta agência na promoção turística de Portugal desde 2006 e continuando no presente, estabelecem-na como ponte entre Portugal e os Estados Unidos da América. Com uma equipa de excelência e polivalente, a Louis Karno & Company é especializada nas áreas de turismo, vinhos e gastronomia, e produtos de exportação. Membro da prestigiada associação de profissionais de relações públicas Public Relations Society of America (PRSA), e há 20 anos no mercado, é uma aposta segura para quem procura expandir ou estabelecer negócios no mercado Americano.

#portugal #EUA #turismodeportugal #mercadoamericano

© 2020 by Louis Karno & Company LLC.

info@lkarno.com |  Tel: 1-603-224-5566

Member