Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A importância da criação de uma marca


Num post anterior foi referido que Portugal precisa apostar na criação de uma marca, não só para o país em si como para os produtos que produz e que pretende que as pessoas no estrangeiro os reconheçam e comprem. E a ideia de marca no Marketing passa por uma ideia de união de nome, termo ou símbolo, cujo intuito é identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes.

Para a construção de uma marca é necessário estudar o mercado, estudar a psicologia do consumidor – no caso do turismo, estudar a psicologia dos turistas e no caso dos produtos portugueses estudar a psicologia do consumidor no país onde se pretende vendê-los e não em Portugal, uma vez que isso muda consoante o país - formular uma identidade visual da marca, apostar no branding e na comunicação, ambos essenciais para garantir uma boa colocação no segmento de mercado em vista.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, a construção de uma marca está intimamente ligada ao storytelling, ou seja, a capacidade de contar boas histórias. Essas histórias devem ter o poder de mostrar o que de melhor Portugal tem, por exemplo, ao mesmo tempo que tem o poder de fazer com as que as pessoas se identifiquem com elas. Regra geral, as pessoas querem aquilo com o qual se identificam, seja um produto de beleza que nao é testado em animais, seja um supermercado biológico.

A evolução do marketing permite que os consumidores ajudem na construção de uma marca. O marketing exclusivamente virado para o produto e o marketing exclusivamente virado para o consumidor deram lugar a um marketing colaborativo, onde se percebeu que o consumidor é completo e cultural e, por isso, tem a capacidade de ajudar uma marca.

Numa primeira fase a marca deve "falar" ao consumidor, expor o seu ponto de vista e pedir confiança, numa segunda fase a marca aproxima-se do consumidor, o qual se torna crucial para o crescimento da marca e numa terceira fase a marca torna-se parte integrante na vida do consumidor o que faz com que não só se torne fiel e utilize sempre essa marca como comece a utilizer tudo o que se relaciona com essa marca. E é por isto que criar uma marca para Portugal é torna fundamental. Quando o país tiver uma marca forte o suficiente, imediatamente o azeite ou os sapatos também terão e vão beneficiar da fidelidade que os consumidores tiverem para com a marca Portugal.

E a construção dessa marca que tarda em chegar não passa de todo por se comparar a outros países. Lisboa não é o "São Francisco da Europa," é sim um país único e distinto. O essencial é convencer que temos uma marca -- é único e imperdível.

#branding #portugal

17 views

Member

Public Relations Society Of America Logo

Address:

47 Warren St. Concord, NH 03301 USA

FOLLOW US

  • Facebook Logo
  • Twitter Logo
  • Linkedin Logo

Subscribe for Updates

Accessibility